-
Arquitetos: Grizzo Studio
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Federico Kulekdjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nos atravessa em duas perspectivas, por um lado a identidade do bairro onde nascemos e, por outro, a casa onde crescemos e cuja arquiteta foi a nossa mãe. Embora o valor sentimental fosse imenso, isso não nos impediu de aproveitá-lo para, a partir da ligação entre o original e novas morfologias, experimentações na materialidade e combinação de diversos sistemas construtivos, contribuir para a arquitetura que procuramos e que nos caracteriza, e que também se tornaria a carta de apresentação do nosso próprio estúdio.
Para a reforma da fachada, decidimos intervir em maior medida nas aberturas, uma vez que eram esquadrias pequenas de madeira e vidro segmentado. Dessa forma, conseguimos ampliá-las, permitindo uma maior entrada de luz nos novos espaços e, ao mesmo tempo, reduzir a manutenção futura ao substituir a madeira por alumínio preto.
Aproveitamos a estrutura original das janelas em arco e as substituímos por caixas metálicas pretas que são incorporadas tanto na fachada de tijolo aparente como no telhado original, mantendo as molduras originais em tijolo para destacar ainda mais essa convivência entre antigo e novo.
O novo volume funciona como qualquer outro, com a entrada feita através de um hall que remete à transformação e reciclagem do projeto, um banco que atravessa desde o exterior até o interior, construído com as telhas restantes dos telhados intervencionados.
A estrutura existente também foi aberta para a instalação de um elevador, e as escadas originais da casa foram aproveitadas como o núcleo atual do volume. A paleta escolhida para a nova edificação é escura, destacando assim os materiais originais como o tijolo aparente e as telhas, tanto na fachada como nos espaços comuns.
Para o escritório de arquitetura localizado no primeiro andar, também adotamos a mesma paleta, pois através de suas janelas que se abrem para a rua, seu interior se torna parte da fachada, sobretudo o teto curvo de tijolo iluminado de forma rasa, que cobre todo o escritório, fazendo com que um espaço de poucos metros e dividido por mesas de trabalho, repleto de estantes com amostras e maquetes, adquira unidade e caráter, atuando como sua quinta fachada, enquanto os demais elementos, como mesas de mármore, revestimentos de parede ou estantes metálicas, também se destacam pela paleta escura, curvas sutis e materiais rústicos resultantes das experimentações que o escritório realiza em cada novo projeto.
No apartamento-casa térreo, que se desenvolve em dois andares, foi escolhida uma paleta clara, com branco e madeira. O desafio era reunir em 200 m2 todos os espaços que os antigos proprietários da casa de 450 m2 estavam acostumados a utilizar, para isso, o térreo foi concebido como um grande espaço único com sala de estar, sala de jantar e cozinha, separado do jardim e da galeria externa por uma janela de 7 metros que se esconde nas paredes laterais integrando completamente o interior ao exterior da casa. No segundo andar, há 3 quartos, dois banheiros e um terraço.
No segundo andar, encontra-se a clínica odontológica, com recepção, sala de espera, 3 consultórios e um laboratório, cada ambiente com luz e ventilação natural refletindo a paleta e materialidade escolhidas, com cores brancas e cinzas.
No terceiro e último andar, aproveitamos o sótão original da casa para projetar um apartamento onde é possível experimentar, apesar de seus apenas 70m2, situações de uma casa, tanto por suas amplas áreas externas como por sua espacialidade interna de uma cabana moderna, onde a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar se organizam ao redor da lareira original da casa, sob o teto de madeira de altura dupla.
Para isso, foram abertos dois setores nos telhados que, além de proporcionar ventilação cruzada para o apartamento, resultaram em uma varanda-terraço na frente e um terraço com churrasqueira na parte posterior e, para não ocupar a altura dupla original, adicionamos um mezanino sobre o núcleo de escadas, onde situamos o quarto em formato de loft integrado, com vista para a sala de estar.